segunda-feira, 2 de junho de 2008

Início, meio e fim

Foto: Getty Images


Toda trama tem seus momentos marcantes. E um bom telespectador de novelas não perde os primeiros capítulos, o meio da trama (onde começam a ser resolvidos alguns conflitos) e o último capítulo (é óbvio). Mas tudo isso poderia ser trocado por uma espiada no capítulo de estréia, assistir com atenção pelo menos um capítulo por mês, não perder a última semana, e isso inclui o último capítulo. Assim, você não perde muita coisa ao longo dos seis ou oito meses de exibição de uma telenovela.

Com o passar dos anos, as histórias se tornam cada vez mais repetitivas e sem graça. Não despertam mais aquela curiosidade no público. Grande prova disso é a constante queda de audiência das produções da teledramaturgia brasileira. Hoje, 2, foi ao ar o primeiro capítulo da nova novela das oito, A Favorita, a novata teve uma média de 35 pontos de Ibope em São Paulo. O primeiro capítulo da antecessora Duas Caras marcou 40 pontos e foi considerado um fiasco.

Esse fato está se consolidando com as novelas das oito, que começam nove. Os telespectadores estão sendo cativados aos poucos. O capítulo de estréia de Paraíso Tropical, um grande sucesso da televisão, só marcou 41 pontos. Sem falar que primeiro capítulo de novela é um saco. Muita gente, histórias chatas, passados nada interessantes. Com o desenrolar da história, é que as coisas vão se ajustando. Sinceramente, quem não viu o primeiro capítulo de A Favorita não perdeu muita coisa. Foi uma estréia nada empolgante. Espero que isso mude com o tempo. O que é bem possível, já que o elenco reúne grandes artistas como Cláudia Raia, Patrícia Pillar, Milton Gonçalves, Taís Araújo, Glória Menezes, Tarcísio Meira, e muitos outros.

Amo novelas, mas os primeiros capítulos e o último, geralmente, são dispensáveis, cansativos e chatos. Sempre assisto, e sempre me arrependo. É uma cruz que eu carrego. Agora, só resta esperar para ver se a nova das oito vai cair no gosto do brasileiro. Esse vai ser assunto para um próximo post. Antes disso, vamos falar de outra coisa que eu não sei ainda, mas em breve você saberá. Até lá!

Um comentário:

Mônica Plaza disse...

Sou igual a você. Sempre sei o que vai acontecer nas novelas, mas não consigo não assistir. Acho que é porque a gente sempre espera pelo inédito né?