quinta-feira, 3 de julho de 2008

Embarque nesse Carrossel...


Foto: Google Imagens
Depois que fui questionada sobre o meu último post sobre as novelas que foram exibidas pelo SBT, lembrei-me de um clássico da minha infância: Carrossel. Como eu pude esquecer? Eu amava a novelinha!

Confesso que não me lembro muito bem das aventuras dos amigos na escolinha, mas do Cirilo, da Maria Joaquina e da professora Helena eu me lembro muito bem. Não perdia um capítulo, disso eu me recordo. Uma vez viajei de férias e na hora da novela estava lá, de plantão, na frente da televisão para me divertir com mais travessuras. Cantarolava até não poder mais a música da abertura. Para relembrar o sucesso clique aqui.

Enquanto fazia a pesquisa para escrever o meu texto, encontrei um blog com fotos atualizadas de alguns personagens da trama. Laura, Maria Joaquina, professora Helena e a Valéria aparecem em comparações com cenas da novela e fotografias mais recentes. Acesse o blog. Achei também um vídeo com parte do elenco reunido 15 anos depois da exibição da novela no México. Veja!

A novela foi um sucesso no Brasil. A professora Helena, Gabriela Riveiro, chegou a descer a rampa do Congresso Nacional acompanhada do então presidente da República Fernando Collor. O SBT reprisou a novela por quatro vezes e produziu uma nova versão em 2002 entitulada Viva às Crianças – Carrossel 2. O sucesso alcançado não atingiu nem de longe o da primeira versão, mas vale lembrar.

E para encerrar o post, não podia deixar de citar a minha preferência pelo doce e ingênuo Cirilo. De longe o meu predileto, até por ser um personagem negro. As histórias que envolviam o personagem de Pedro Javier Viveros eram repletas de estereótipos. O negro que se apaixona pela menina branca e rica, a família negra pobre, a criança negra que deseja comprar brinquedos caros, e por aí vai. Como era apenas uma criança na época, não compreendia a gravidade do problema.

Apesar da última consideração, amava a novela e não poderia deixar de citá-la como uma das poucas telenovelas que assisti por completo no SBT. Ah! E por falar em Maria Joaquina, também não perdia um capítulo de Amigas e Rivais. Mas falarei mais sobre isso nos próximos capítulos. Até lá!

Um comentário:

Mônica Plaza disse...

Tem duas cenas q lembro até hj... o acidente c a professora Helena. E uma q me ajudou muito qndo era criança. A cena em q o Cirilo aceitava o chiclete de um desconhecido, e dentro tinha drogas. Nunca mais esqueci daquilo e me serviu de grande liçao...